Confira mais detalhes dos principais projetos em http://memoriaisdameiadoisnove.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de março de 2013

Origens da Meia Dois Nove (VII) - Estação de Pesquisas Científicas Ferreira Penna, Floresta Nacional de Caxiuanã, Município de Melgaço/Pará - 1990

















Projeto vencedor de concurso nacional, realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, proprietário da Estação. Localizado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço, a 350 km a oeste de Belém, no Pará, o complexo arquitetônico possui uma área de 3.622,00 m², e foi projetado de maneira a preservar a vegetação existente na área. Os edifícios do conjunto utilizam, em seus pisos, lajes pré-moldadas elevadas cerca de 80 cm do solo, sobre as quais erguem-se paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos. As coberturas, sustentadas por estruturas em madeira, são constituídas por telhas cerâmicas, e todas as esquadrias são fabricadas em PVC. A Estação destina-se a apoiar programas de pesquisa de curto, médio e longo prazos, do Museu Goeldi e da comunidade científica, possuindo, para isso, laboratórios, biblioteca e infra-estutura completa para alojar pesquisadores.
A equipe de projeto, liderada pelo arquiteto Cláudio Cativo, foi integrada por José Bassalo, Avelino Tavares, Cassandra Queiroz, Ana Karina Silva e Fabiano Homobono.
As imagens acima foram produzidas a partir de antigos testes de fotos em pequeno formato, gentilmente cedidos ao blog pelo amigo Octavio Cardoso, autor dos registros fotográficos.

Este projeto no mapa:

Nenhum comentário: